Convid-19: UPA ganhará 30 novos leitos intermediários exclusivos para pacientes de Juazeiro; HRJ também terá novas UTI’s

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro, no Norte da Bahia, ganhará 30 novos leitos intermediários para tratamento de pacientes diagnosticados com a covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Os novos leitos serão exclusivos para a população do município.

A informação foi confirmada pelo prefeito Paulo Bomfim (PT), durante coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (6) no Paço Municipal. De acordo com o gestor, os novos leitos, em instalações móveis, entrarão em funcionamento em, no máximo, 30 dias.

A UPA de Juazeiro, que é referência para casos do novo coronavírus e que não possui UTI, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município, atualmente dispõe de 8 leitos equipados com respiradores e monitores cardíacos e mais 12 leitos intermediários que são exclusivos para pacientes de Juazeiro. Além dos 30 novos anunciados hoje, a partir da demanda, o número poderá ser ampliado com rapidez, segundo o prefeito.

Novos leitos de UTI

Durante a coletiva, o prefeito também anunciou a confirmação de 24 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital Regional de Juazeiro, com previsão de funcionamento entre o final de julho e o início de agosto, além também da inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon – Hospital do Câncer).

Novos leitos na Promatre

Entraram em funcionamento hoje no Hospital Promatre de Juazeiro, as novas Unidades de Terapia Intensiva e leitos intermediários para atendimento exclusivo de pacientes com Síndrome Respiratória Grave (SRAG) diagnosticados ou com suspeita do novo coronavírus. Ao todo são 10 leitos de UTI para pacientes adultos e 20 leitos de enfermaria também para pacientes adultos.

De acordo com a Secretaria Municipal, inicialmente estão disponíveis 7 UTIs e 8 enfermarias, com previsão de abertura dos demais leitos nos próximos 20 dias (leia mais).

Estrutura de Juazeiro

O Hospital Regional de Juazeiro dispõe, atualmente, de 8 leitos de UTI exclusivos para pacientes diagnosticados com a covid-19, além de 29 leitos intermediários, em funcionamento. Já a UPA dispõe de 8 leitos equipados com respiradores e monitores cardíacos e mais 12 leitos intermediários que são exclusivos para pacientes de Juazeiro.

Com a entrega dos novos leitos instalados no Hospital Promatre, a unidade passa a ter 40 leitos disponíveis, entre clínicos e de UTI. Já o HRJ, após a reforma, passará a contar com 32 leitos de UTI disponíveis para atendimento.

Vale ressaltar também que a região Norte da Bahia dispõe ainda, no Hospital São Pedro, em Remanso, de 36 leitos (10 de UTI e 30 intermediários), bem como 30 leitos no município de Paulo Afonso e outros 22 na localidade de Senhor do Bonfim. Além disso, os hospitais Neurocardio e Memorial, em Petrolina, disponibilizaram, cada um, 5 leitos de UTI para atendimento a pacientes covid-19 pelo SUS. A UPAE de Petrolina também está recebendo pacientes de Juazeiro. Também há leitos intermediários disponíveis no Hospital Dom Malan. Todos esses leitos citados são para atendimento dos municípios da rede PEBA

Fonte: Preto no Branco

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *