Estudo aponta que homens são os principais transmissores do coronavírus

Além da maior suscetibilidade a apresentar quadros graves de Covid e a morrer em decorrência da doença, os homens também são mais primeiramente infectados e, consequentemente, podem ser os principais transmissores do vírus.

Isso é o que aponta um estudo feito por pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão financiados pela Fapesp – com base em um levantamento epidemiológico que envolveu 1.744 casais brasileiros. Os resultados do trabalho foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo ainda sem revisão por pares.

Um estudo publicado no início de agosto por pesquisadores do Centro na revista Diagnostics, com base em um exame de detecção do Sars-CoV-2 pela saliva desenvolvido no CEGH-CEL, apontou que os homens apresentam uma carga do vírus no fluido cerca de dez vezes maior do que mulheres, particularmente até os 48 anos de idade.

“Essa constatação corrobora e está em consonância com descobertas feitas em estudos recentes que realizamos, que já indicavam que homens podem transmitir mais o novo coronavírus”, diz a professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) e coordenadora do CEGH-CEL, Mayana Zatz, à Agência Fapesp.

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.