Ex-secretário Tum alerta para impacto do “tarifaço” nas exportações de manga e fala sobre cenário político e segurança pública na Bahia

O ex-secretário de Agricultura de Juazeiro, Tum, manifestou preocupação com os efeitos da possível taxação nas exportações de frutas brasileiras, especialmente a manga, durante entrevista concedida nesta semana. Segundo ele, o chamado “tarifaço” — caso se concretize — poderá comprometer de forma significativa a economia do Vale do São Francisco.

“Estive em Petrolina em um evento e conversei com o presidente da Abrafrutas e também com representantes da Casa Civil e o governador. A preocupação maior é com os produtores de manga, porque a janela de exportação para os Estados Unidos acontece justamente entre agosto e outubro”, explicou Tum.

Segundo ele, estima-se que metade da produção planejada de manga siga para o mercado americano mesmo com a tarifa mais alta, enquanto a outra metade será redirecionada ao mercado interno. O risco, de acordo com o ex-secretário, é uma queda expressiva no preço do fruto no Brasil. “A fruticultura é a base da nossa economia, e isso pode afetar diretamente a margem de lucro dos produtores”, alertou.

Tum também destacou que há diálogo com a Abrafrutas, com o Ministério da Agricultura e com o governo federal, mas até o momento não houve retorno oficial da embaixada dos Estados Unidos sobre a taxação. “Existe uma ausência de comunicação entre os governos, e isso nos preocupa muito aqui no Vale”, afirmou, destacando que projetos como o Mandacaru e Mandoba — majoritariamente formados por produtores de manga — podem ser diretamente impactados.

Cenário político e possível candidatura

Ao ser questionado sobre as eleições de 2026, Tum revelou que está em conversas com diferentes legendas para definir sua filiação partidária. “Eu estava no Avante, mas agora estou conversando com o PSD, PDT e PSB. A política é muito dinâmica, e estou avaliando o melhor cenário para uma eventual candidatura”, afirmou. Segundo ele, ainda não há definição se a pré-candidatura será para deputado estadual ou federal, mas a decisão deve sair entre agosto e setembro.

Segurança pública na Bahia

Comentando o aumento da violência no estado, Tum reconheceu que a Bahia enfrenta problemas, mas ressaltou que essa é uma realidade nacional. “Facções atuam aqui como atuam no Rio, São Paulo e outros estados. A violência é um problema nacional, e o governo da Bahia tem investido em segurança, sim. O governador está atento e tem tomado medidas para prevenção e combate ao crime”, destacou.

Ele mencionou ainda que municípios como Salvador e Feira de Santana possuem altos índices de violência, impulsionados por disputas entre organizações criminosas. “É preciso ver esses números com cuidado. A Bahia tem mais de 17 milhões de habitantes, então é natural que enfrentemos desafios, mas o governo tem feito sua parte”, completou.

Post Author: Rogenilson Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *