Neste sábado (26), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Juazeiro, foi palco de uma homenagem emocionante à ex-vereadora e técnica de enfermagem Maria Aparecida da Silva, mais conhecida como Neguinha da Santa Casa, em alusão ao Julho das Pretas — mês dedicado à luta e resistência das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas. A data é celebrada oficialmente em 25 de julho.
Figura histórica da política juazeirense, Neguinha da Santa Casa é reconhecida por sua trajetória de luta pelos direitos sociais, em especial das mulheres negras e da população das periferias. Ao longo de quatro mandatos como vereadora, ela se destacou por pautar temas como saúde pública, igualdade racial e inclusão social.
O Julho das Pretas é uma agenda criada por organizações do movimento de mulheres negras para dar visibilidade às lutas e conquistas desse segmento historicamente marginalizado. A homenagem a Neguinha reforça a importância de reconhecer trajetórias que rompem barreiras e inspiram novas gerações.
“Ser lembrada nesse mês tem um significado muito especial. A gente luta para que outras mulheres negras tenham voz, espaço e dignidade. Essa homenagem é coletiva, não é só minha”, declarou emocionada Neguinha.









