Após, moradores do município de Juazeiro, na região Norte da Bahia, questionarem a passagem de pedestres em trechos da BR-407 depois de alterações feita devido a obra da Travessia Urbana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes se manifestou.
Em um vídeo enviado ao PNB, uma moradora mostra que em um trecho na altura do bairro Tancredo Neves, a BR foi alargada e uma mureta foi construída no canteiro central, o que, segundo ela, pode dificultar a travessia de pedestres, especialmente estudantes que utilizam o trecho diariamente.
Em nota, o DNIT informou que “trata-se da implantação de Rodovia Federal, com pistas duplicadas, as barreiras em concreto proporcionam segurança e orientação dos locais específicos de travessia de pedestres. O projeto contempla passagens de pedestres sob os viadutos 03 (Lagoa Calú) e 05 (Riacho Malhada). Além disso, o DNIT em conjunto com a Prefeitura de Juazeiro, por meio de acordo de cooperação técnica, iniciou estudos para implantação de travessia de pedestres no cruzamento do Alto do Cruzeiro e outros pontos onde houver necessidade. Eventuais transtornos já estão com soluções definidas, mas precisam obedecer as etapas construtivas”.
Reclamações
“Tem os estudantes que moram nos bairros Jardim São Paulo, Alta Aliança, e estudam no bairro Tancredo Neves e precisam atravessar a BR. Mas agora, com essa mudança e agora a gente que tem que atravessar essa pista, vamos ter que pular esse muro? Como vai fazer? Os estudantes do Colégio Lomanto Júnior, do Colégio Helena Celestino, por exemplo, e moram nos bairros que ficam do outro lado da BR, como vão fazer para passar aqui? Vão construir uma passarela?”, questiona.
Também em vídeo enviado ao PNB, moradores do bairro João XXIII reclamam que os pedestres estão precisando passar próximo a um esgoto para acessar outros bairros, também devido às obras da Travessia Urbana.
“Absurdo! Os pedestres estão passando pelo esgoto, pois por cima, pela BR, não tem um local adequado. Esse é o único acesso que temos”, criticam.









