A secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, concedeu entrevista ao Blog Vale Comentar durante o lançamento do programa “Juazeiro pelo Mundo”, iniciativa inédita no município que vai possibilitar a estudantes da rede municipal a experiência de intercâmbio internacional.
Segundo Maéve, o projeto é voltado para alunos do 8º ano, em sua maioria oriundos da periferia ou de famílias de baixa renda, que dificilmente teriam condições de custear uma viagem ao exterior. “Estamos muito felizes em poder oportunizar aos nossos estudantes o contato com outras culturas e línguas. Isso amplia a visão de mundo, fortalece competências e habilidades, e contribui para a formação integral desses jovens”, destacou.
O processo seletivo contará com provas de Português, Matemática e Inglês. Os 20 alunos selecionados passarão, inicialmente, por um curso intensivo de idiomas na Escola Municipal de Idiomas, durante dois meses, para aperfeiçoar o aprendizado. Em seguida, já no país de destino, os estudantes participarão de um curso de inglês em uma universidade local, além de atividades culturais imersivas.
Maéve Melo ressaltou ainda que o programa será financiado com recursos próprios da Educação do município, reforçando o compromisso da gestão em investir no futuro dos jovens. “Esse é um momento histórico para Juazeiro. Ver nossos alunos, que muitas vezes não teriam acesso a essa oportunidade, viajando para outro país através da educação, é algo que nos enche de orgulho”, afirmou.
O “Juazeiro pelo Mundo” já nasce como uma das ações mais inovadoras da rede municipal de ensino, com foco em abrir horizontes e transformar a vida dos estudantes.









