
O clima de confraternização da Casa Plínio Amorim, realizado nesta tarde no Clube da Aesa, Bairro José e Maria, na zona norte de Petrolina, foi quebrado por mais uma polêmica declaração do vereador governista Ronaldo Cancão (PTB). Sem esconder o aborrecimento pelas ausências de alguns colegas de Legislativo, Cancão fez um discurso incisivo, mesmo a contragosto do presidente Osório Siqueira (PSB).
O recado foi sobretudo para os oposicionistas Cristina Costa (PT), Professor Gilmar Mendes (PT) e Gabriel Menezes (PSL) – este último chamado de “bobão” pelo governista.
“A hora não é de dividir, é de confraternizar e esquecer os problemas”, declarou Cancão.
Ele revelou que, após a última sessão plenária do ano, nesta quinta, dirigiu-se aos gabinetes do Professor Gilmar e de Cristina Costa no intuito de convidá-los para a festa da Câmara. “Procurei Gilmar e lhe disse: professor, o senhor é grande, capaz e inteligente. Vá para nossa confraternização. Da mesma forma procurei a vereadora Cristina e lhe disse: professora, a senhora nunca foi um divisor de águas, nunca dividiu oposição e situação. Nós nos digladiamos politicamente, mas não pessoalmente”, desabafou.
“Bobão”
Já sobre Gabriel Menezes, Cancão não aliviou nas críticas. Tachando o colega de “bobão”, o governista afirmou não ter “palavras para dar a quem prefere o ódio do que a coletividade e o espírito natalino”. “Ele conseguiu atingir hoje até Paulo Valgueiro, porque sai agredindo e desrespeitando as pessoas”, completou.
Único da oposição presente ao encontro de fim de ano da Câmara, Valgueiro foi elogiado por Cancão, que o chamou de “pequeno grande homem” por sua postura. O governista destacou sobretudo o fato de Valgueiro ter referendado a chapa encabeçada por Osório, eleita na última terça (26) para o biênio 2019/20. O líder da oposição já tinha ressaltado que mantém um bom relacionamento com o atual presidente há vários anos. “Ele faz oposição ao governo, não aos companheiros”, afirmou.
Ronaldo Silva (PSDB), que era contra a chapa de Osório mas compareceu à confraternização, também ganhou um mimo do colega de bancada, o qual afirmou que ele era “de grupo, pois nunca tinha se ausentado” da confraternização da Casa. “Você tem o meu apreço e meu carinho”, completou.









